sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entrevista com o Pastor Reinaldo M. Lüdke

O Pastor Reinaldo dispensa apresentações. Ao longo do seu ministério  pastoral sempre esteve preocupado com a área da evangelização. Fizemos uma entrevista com ele especialmente a partir da sua experiência na Congregação Cristo de Porto Alegre de como eles trabalham a questão do Festival missionário. É motivador para todos os lideres que querem mexer com a sua comunidade visando ao trabalho missionário, levando o Evangelho de Cristo para todos. 

1    Como tem sido sua experiência na comunidade na preparação do festival?
No ano de 2011, quando a temática da Igreja Evangélica Luterana do Brasil girava em torno do destaque ACOLHENDO E INTEGRANDO, foi elaborado em nossa Comunidade Cristo de Porto Alegre o programa evangelístico ACOLHENDO E INTEGRANDO. A proposta central do programa é que os membros da Comunidade sejam testemunhas de Cristo junto às pessoas da sua “rede de relacionamentos”, ou “família ampliada”.Nessa perspectiva estão sempre projetados dois festivais missionários anuais: O primeiro no dia do Pentecostes, conhecido em nosso meio como o “Dia da Evangelização”. Esse Festival é para a mobilização interna, para encorajamento dos membros para a evangelização. O segundo sempre é realizado próximo ao dia da Reforma, em outubro. Para esse festival os membros convidas as pessoas da sua rede de relacionamentos; ou seja, procuram trazer para o culto aquelas pessoas com as quais eles convivem constantemente e que não estão integradas em igreja.

2    Que estratégias foram usadas para sensibilizar a comunidade para o evento?
Os membros foram convidados a participar de Encontros de Treinamento, ou Encontros de Preparação, com duração de três horas. Foram programados vários encontros no decorrer do ano. Nesses Encontros, coordenados pelo Grupo de Evangelização da Comunidade, sempre é estudada a fundamentação bíblica da evangelização e feito breve treinamento em torno das três principais ações que se espera de todos os membros, e que não são difíceis de serem realizadas: 1) Listar o nome de pessoas da família ampliada (rede de relacionamentos) que não são cristãos ou que estão afastados do convívio da igreja; 2) Orar regularmente pela salvação dessas pessoas; e) Demonstrar amor e estar pronto para testemunhar do amor de Cristo quando surgirem as oportunidades. Procuramos, nos cultos e reuniões, sempre ter o momento da evangelização, para manter acesa a chama da evangelização.
Além disso também foi feito um treinamento de evangelistas, visando a preparar pessoas que possam auxiliar nas visitas evangelísticas. O treinamento teve duração de três meses, com encontros semanais. Sete membros da Comunidade participaram desse treinamento.

3    Pode compartilhar um pouco sobre o resultado do evento?
Aproximadamente 130 membros da Comunidade participaram desses Encontros de Preparação. Muitos deles trouxeram membros de sua “família ampliada” para o Festival Missionário realizado em outubro de 2011. Nesse culto tivemos um total de 94 visitantes. Muitos deles deixaram seus endereços e continuam em contato com a Comunidade. Os responsáveis principais pelos visitantes são aqueles membros que os convidaram para o culto.

4     Pode compartilhar sobre as diferentes reações (inclusive as contrárias) da comunidade com o evento em si?
Começamos a falar mais sobre evangelização. O momento da evangelização tem sido importante para isso. Só assim pode-se criar a consciência missionária. Quem se envolve pode constatar que, com atitudes simples, e muita oração, pode-se realizar grandes coisas.

5   Alguma dica que os pastores e líderes não podem esquecer tanto na preparação quanto na execução do Festival?
Orar bastante pela evangelização das pessoas, assim como o apóstolo Paulo pediu aos colossenses (4.3-4) “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer.” Ter também uma equipe coordenadora motivada e preparada para os muitos desafios que surgirão. Ter nos cultos e nos encontros da Comunidade um breve momento, que pode ser chamado de “momento da evangelização” para, constantemente lembrar dos desafios e oportunidades da evangelização.

Festival Missionário na Congregação Paz de Vila Velha

A congregação de Vila Velha realizou o Festival Missionário nos dias 23 e 24 de junho. Contou com a participação de mais de 800 participantes, dentre os quais 125 eram visitantes. Este é um reflexo do empenho da Congregação juntamente com os seus pastores e lideres. O relato do Pastor Nivaldo Schneider é muito bonito. Vale a pena ler e refletir sobre esta experiência vivida nesta congregação. Confiram, então as fotos e logo abaixo o bonito relato do Pastor Nivaldo:
 






“Este foi o primeiro efeito do festival missionário, iniciativa da comunhão que desperta em todos forte sentimento de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. A ideia de se realizar o festival foi apresentada à diretoria da Congregação, que a acatou, indicando um grupo responsável pelo planejamento e preparação. Foram sete meses de trabalho, durante os quais não faltaram dificuldades, contornadas com muita sabedoria e talento, como convém no trabalho missionário.
A fase de preparação do festival adotou a orientação preconizada no caderno do Departamento de Expansão Missionária. Estudos e mensagens especiais referentes ao tema sensibilizaram as forças vivas da igreja, como as servas, os jovens, as crianças e os comprometidos com música, teatro, louvor e dança litúrgica.
Sem dúvida nenhuma, este trabalho produziu resultados positivos mesmo antes do Festival, pois muitas pessoas se sentiram estimuladas e pediram para ser instruídas. É importante dizer que formamos uma das maiores turmas por profissão de fé nos últimos anos.
Todos se sentiram muito felizes com a resposta da congregação, que se comprometeu com o evento, tanto cooperando nas diversas atividades do mesmo como, especialmente, se conscientizando da importância de trazer alguém para ouvir a palavra de Deus. Isso foi muito enfatizado pela equipe coordenadora.
E o resultado foi extraordinário. Nos dois eventos, registrou-se a presença de mais de oitocentas pessoas, entre as quais 125 visitantes. Chamou muito atenção a alegria dos membros ao verem seus convidados chegando para assistir aos cultos. Houve um sentimento gostoso de felicidade pela resposta positiva ao convite. Aliás, este foi o sentimento geral da congregação. Muita satisfação pelo evento, pelo compartilhar do evangelho com amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho e escola.
O festival teve dois momentos distintos. No sábado um culto com o louvor sendo conduzido pela banda Criados por Cristo, dança litúrgica, uso de recursos eletrônicos para ilustrar as três pequenas  mensagens (Jo 14.6 = Jesus, o caminho; Jesus, a verdade; Jesus, a vida). No domingo, um culto mais litúrgico com a presença do coral e quarteto Paz e com a Liturgia das Vésperas, cantada magistralmente pelo pastor Sílvio Ferreira da Silva, como também a liturgia da Santa Ceia. A mensagem teve como texto-base Mt 11.28.
Tanto no sábado quanto no domingo distribuiu-se um kit para cada visitante. Ele continha uma Bíblia, o livrete O Que Ensinam Os Luteranos, os resumos das mensagens, uma ficha e uma caneta para o visitante preencher deixar seus dados e um ímã de geladeira com horário de culto e telefone da igreja.  Importante ressaltar que praticamente todos os visitantes forneceram as informações. De posse da ficha, promoveu-se, durante confraternização após o culto, um sorteio de dez CDs do Coral Paz e dez camisetas do evento.
Foi um momento ímpar que a Congregação Paz pode vivenciar naqueles dias. Por esta razão, a Igreja louva a Deus por toda a sua graça, misericórdia e amor demonstrados nestes dias. E agradece igualmente àqueles que se envolveram no evento e colocaram seus dons, tempo e bens a serviço do Senhor. Que Deus, em sua graça recompense a cada um.
Enfim, é necessário lembrar que “o Evangelho capacita a servir a Deus com vontade alegre e livre”.

Festival Missionário em São Paulo - Lutherfest 2012

Lutherfest 2012 – Você esta preparado para o fim?

Uma grande alternativa missionária para um grande centro urbano como São Paulo é a organização de um evento musical. “Quem canta ora duas vezes”, dizia o teólogo cristão. A música já era uma alternativa que Lutero utilizava em seu tempo para a evangelização das pessoas, sem falar do seu uso em toda a Bíblia.
No dia 19 de maio, a Congregação Ebenézer de São Paulo, em parceria com o Colégio Concórdia, realizou pela quinta vez o festival missionário chamado Lutherfest.
Participaram deste evento cerca de 300 pessoas circulantes, dentre alunos do colégio, membros de outras igrejas evangélicas, membros da Ebenézer, do distrito luterano paulista e bandeirantes, pastores e até irmãos de outros estados que participaram efetivamente conosco.
O Lutherfest é um festival de música e cultura, cristã e popular. A característica marcante deste evento é a diversidade. Esse é o grande diferencial do Lutherfest dos demais festivais. O cardápio de apresentações é bastante variado. Do harmônico coral de sinos a um trio de rap, do rock pesado ao MPB, da música reflexiva sacra ao Pop, além de dança litúrgica, poesia, teatro, pirotecnia e apresentações de corais.
O pastor Marcos Weide, nos levou a refletir sobre o tema: “Você está preparado para o fim?” Aproveitando o alarde de filmes sensacionalistas sobre o fim do mundo supostamente marcado para este ano.
O estagiário Maxuell Thomm e sua equipe distribuíram diversos materiais evangelísticos, devocionários e literatura cristã aos visitantes, além da coleta de um cadastro de visitantes com endereço e telefone para posterior visitação dos pastores de nossa igreja.
O apoio de membros da congregação foi fundamental para que este evento acontecesse. As servas e diretoria nos auxiliaram com a venda de souvenirs personalizados do evento, além dos lanches, churrasquinho e bebidas para amenizar a fome de nosso povo.  Contamos com o patrocínio da escola de inglês Yazigi e do apoio relevante da subprefeitura do Campo Limpo e do Colégio Concórdia.
A equipe da Hora Luterana marcou presença com seus materiais disponíveis ao público e também com a transmissão e gravação ao vivo através do canal:   http://www.livestream.com/caminhohl (confira as bandas nos vídeos disponíveis neste site)
            Louvamos a Deus por permitir testemunhar a Palavra de Deus e adorá-lo através da música, tempo, dons e todo trabalho desenvolvido para fazer daquele dia 16 de maio um dia marcante na vida de todos os presentes durante este festival.
            Fica nosso incentivo às congregações e distritos para evangelizar. Sejamos criativos! Dá muito trabalho, mas lembremos das palavras de incentivo e conforto do apóstolo Paulo: “meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão”. 1 Co 15.58.
           
Pr. Héber G. Fach
            Pastor CELE e Capelão do Colégio Concórdia





Festival Missionário em Guaíba, RS

Aconteceu no dia 23 de junho, em comemoração ao aniversário da IELB, o Festival Missionário em Guaíba. As duas paróquias de Guaíba, lideradas pelos pastores Ademir Stahl da CEL São João Batista e Arsildo Fernando Wendler, da PEL Cristo Para Todos, se uniram com um único e mesmo propósito: de levar Cristo para o maior número de pessoas. Para isso cada congregação foi motivada a se fazer presente e compartilhar algo de sua congregação. Participaram em torno de 140 pessoas, incluindo brincadeiras e dinâmicas para as crianças durante à tarde, teatro e música desenvolvido pelas crianças, jovens servas e congregações. Ao anoitecer houve apresentação da banda De Todas as Tribos de Porto Alegre na continuação, e jantar de confraternização. Foi uma ótima oportunidade para as duas paróquias se unirem e fazerem a caminhada lado à lado. A CEL São João Batista cedeu seu espaço físico para esta atividade e em conjunto as lideranças prepararam com muito carinho o acolhimento.